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ZOE DOREY BRAND HUB

Minha gente, este é o meu Brand Book, onde os colaboradores e parceiros podem encontrar as principais informações técnicas e conceituais sobre a minha marca e como melhor aplicá-la aos nossos materiais de comunicação.

Te convido a navegar livremente, baixar os insumos de que precisar e seguir as orientações com liberdade e bom senso. Lembre-se de que todo material deve ser aprovado por mim ou pela minha equipe antes de ser publicado em qualquer plataforma.

Ah: e este é um documento vivo, que no futuro pode crescer junto com a marca e se adaptar a novos tempos, ferramentas, canais e estéticas. Então me conta se você sentir falta de algo e vamos evoluindo juntos.

O LOGO

Letras de desenho simples e linhas sutilmente imprecisas, em caixa alta, divididas em duas linhas. O 'E' do 'Zoe' se estende, trazendo equilíbrio visual com o 'Dorey' abaixo e fazendo uma leve alusão a um livro, já que muito do que Zoe faz é estudar profundamente best-sellers de comunicação e evolução pessoal e traduzir os conceitos em vídeos de linguagem acessível. 

Logo

TIPOGRAFIA

Visualmente, os textos de Zoe são condizentes com a sua fala:

 

Leves, claros, arejados, livres.

 

Para títulos e chamadas, misturamos a Bebas Neue em dois pesos, enfatizando as palavras-chave.  O alinhamento é livre, a depender da imagem em que o texto está inserido. Preferencialmente à esquerda, mas às vezes à direita ou até centralizado / blocado. Esta fonte só tem caracteres em caixa alta e não deve ser usada para textos longos.

Pode-se usar um traço de cor por trás de algumas palavras para destacá-las mais.

A fonte Horizon, manuscrita, deve ser usada somente para o 'Exxperimenta!' ou em casos bem específicos.

Para textos corridos online, preferimos a Montserrat, com alinhamento à esquerda e com espaçamento entrelinhas arejado.

Evitamos itálicos (a não ser quando gramaticalmente indicado) e fontes serifadas.

Em caso de impossibilidade de utilizar fontes proprietárias, escolher as disponíveis no sistema que mais se assemelhem aos modelos:

Typefaces Zoe-01.png
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Títulos e Chamadas

Blocos de Texto corrido

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Fontes
Cores

A CROMIA

Não há rigidez na escolha de cores da marca Zoe: apenas uma orientação estética: A paleta de cores é inspirada em tons da natureza. São matizes quentes em nuances suaves. Tons terrosos, mas leves, iluminados, acolhedores. As nuances apresentadas aqui são apenas algumas referências. Dentro desses matizes, há relativa liberdade para explorar novas tonalidades, desde que seja seguida a harmonia e leveza tonal.

Evitamos:
Preto e azuis (prefira um cinza escuro ou marrom, quando necessário), corres muito intensas e contraste alto. Cores escuras.

Clique aqui para acessar as diversas nuances de cores e os respectivos códigos Hexa, RGB e CMYK:

Cromia Chromatic circle.png

Cores principais

Luz e leveza. calor com frescor.

#: F1a05e
RGB: 241/160/94
CMYK:3/43/70/0

#: fabf14
RGB:250/191/20
CMYK: 2/25/99/0

#: f4e955
RGB: 244/233/85
CMYK: 7/2/80/0

#: b4d57b
RGB: 180/213/123
CMYK: 33/1/68/0

Os amarelos estão sempre presentes no logo, no fundo, em imagens ou elementos gráficos.

Como contraponto, podem-se utilizar cores secundárias com luminosidade semelhante às cores principais.
É importante que sejam claras, harmônicas, leves e equilibradas, como o verde e o rosa à direita.

#: f297a6
RGB: 242/151/166
CMYK: 1/51/18/0

Professional Camera

BANCO DE IMAGENS

Temos um pequeno acervo de fotos de Zoe Dorey que podem ser utilizadas conforme a necessidade nos materiais de comunicação, com o cuidado de variar para não desgastar sempre as mesmas imagens.

AO FOTOGRAFAR Zoe

  • Pouca ou nenhuma maquiagem

  • Cabelo desfiado

  • Roupas com tecidos nobres e modelagens amplas, de cores da sua paleta, sem estampas.

  • Unhas naturais

  • Sem joias e acessórios (exceto colares grandes e volumosos)

  • Sem relógio

  • Sem óculos (de leitura ou de sol)

  • Tatuagens podem aparecer

  • Poses naturais e confortáveis

  • Luz clara, quente e difusa

  • Evitar luz branca. Evitar luz superior.

  • Desfoque ao fundo

  • Fundo paisagem de natureza ou neutro

Fotos
Elementos Gráficos

Elementos gráficos

Para apoiar visualmente e trazer identidade visual ao material de comunicação, utilizamos formas circulares, cíclicas, concêntricas, estrelares e espiraladas, aplicadas pontualmente aos materiais, ou como padrões e texturas. Pode-se usar somente uma parte do elemento, que extravasa a área. Utiliza-se somente uma cor para os todos os elementos em cada material.

Button
Microphone

O toM de VOZ

O tom de voz de uma marca é sempre uma característica importante da sua identidade e deve ser consistente em todos os canais e pontos de contato com o público. No caso de Zoe - pelo fato de ela ser justamente especialista em comunicação autêntica - é preciso dar ainda mais atenção às nuances do seu tom de voz falado, mantendo a escrita coerente com a sua fala.

Voz

AUtêntica. amigável. acessível.

Zoe sabe ouvir. Com atenção. Quando fala, vem do coração. Nunca lê, ensaia ou decora textos. É justamente isso que transmite – para além das palavras – a autenticidade que ela prega. Ela tem base. Tem repertório e estofo, que acessa ao transmitir seu conhecimento com suas próprias palavras. Não precisa consultar ou “colar”. Não precisa de teleprompter, porque está sempre pronta. Seu tom é fluido. Passa verdade. Espontaneidade. Proximidade. Inteligência. Conhecimento. Não é irônica, não é pomposa, cerimoniosa ou formal. É suave sem ser fofinha, comunica sem pressa, mas sem enrolação. Não impõe nada, apenas convida. Não faz brincadeirinha nem piada, mas geralmente tem bom humor. Não usa palavrão à toa. Sabe adjetivar situações e sentimentos. Usa linguagem coloquial contemporânea, não usa siglas e abreviações, nem muitos diminutivos e aumentativos. A linguagem é acessível, mas rica e articulada, explicando bem os conceitos por trás. Usa bastante a respiração e as pausas.

 

Zoe é um exemplo dos paradoxos da contemporaneidade, com um leve sotaquinho carioca: Tem voz clara, sem precisar gritar. É feminina e delicada, sem nhenhenhém. Séria, sem ser sisuda. Leve, com conteúdo parrudo. Clara e objetiva, com suavidade. Sensível sem ser emotiva. Gentil, mas implacável. Presente no momento, sem distrações. Pronuncia bem as sílabas. Faz pausas. Respira. Passa sempre a impressão de que está se inspirando e organizando as ideias naquele momento, sem script. Fala sem pressa. Gesticula com graça apenas o suficiente. Olha nos olhos (ou para a câmera). Sorri bastante. É expressiva. Não se exalta à toa. Não é pernóstica nem exagerada. Divaga, levando a audiência junto, porém sem se perder. Sempre em rumo a uma conclusão, que vem depois de uma jornada de pensamentos reflexivos. Suas falas sempre têm um propósito, com começo, meio e fim. Não gira em círculos e evita redundâncias. Arremata as ideias jogadas de forma ordenada, com conclusões claras. Não passa nem arrogância de dona da verdade, nem humildade excessiva. Transmite segurança sem prepotência. Se mostra vulnerável e humana, suscetível a erros, aberta a mudanças, aprendizados e novos pontos de vista. Se coloca junto à audiência em busca do aprimoramento pessoal. Transmite flexibilidade, compaixão e abertura. Não há certo e errado.

Zoe não é impecável. Gosta de admitir suas imperfeições e seguir evoluindo.

identidade Verbal

AUtêntica. amigável. acessível.

Propósito: Ensinar a se comunicar de maneira autêntica, ouvindo plenamente e transmitindo as ideias de forma clara e generosa.

Saudação: Minha gente.

Mote:  'Exxperimenta! , que se tornou naturalmente sua ‘marca registrada’.

Palavras-chave: Flow, Conexão, Autenticidade, Verdade, Generosidade, Escuta, Presença, Gratidão, Sentir, Bora.

Atitude: usa convites, sugestões ou perguntas ao invés de ordens no imperativo (“tenta isso”, ao invés de “faça isso”. “Vem?" Ao invés de “venha!”).

Timbre: Suave, em volume médio/baixo. Voz feminina nem grave, nem aguda. Pronúncia boa e clara.

Regionalismos: Sotaque levemente carioca. (Curiosidade: Morou em Portugal e tem seguidores portugueses). Evita estrangeirismos, mas admite. 

Gestual: As mãos fluem naturalmente acompanhando o pensamento. Eventualmente recorre as fantoches da Girafa e do Chacal, representando exemplos de boa e má comunicação. Boa expressão facial, sem exageros. O olhar está sempre no interlocutor (quando houver, ao vivo) ou câmera.

Pronomes: Você (não ‘senhora’). Eu (não ‘nós’). Não costuma usar o gênero neutro ‘todes’.

Formalidade: Informal, amiga, descontraída, próxima (nunca “prezados”, “senhora”, “atenciosamente”)

Acessibilidade: Evita termos técnicos, científicos ou acadêmicos. Descomplica conceitos complexos em palavras simples. Explica e Exemplifica. Usa frases curtas de construção direta. Não usa siglas e abreviaturas.

Polidez: Gírias e palavrões são evitados, mas não proibidos.

Acabamentos: Atenção especial à pontuação, acentuação e concordância. Não usa mais de uma exclamação ou interrogação.

Tipografia: Evita-se caixa alta, bold, e itálico sem justificativa gramatical.

Alinhamento: Preferencialmente à esquerda, porém livre, priorizando a harmonia visual

Diagramação: Arejada, espaçada, com uso do espaço branco entre os blocos de texto. Bem hierarquizada nos pesos e distribuição das informações, puxando a leitura de forma fluida e objetiva.

Encerramento: Exxperimenta! (escrevemos assim em alusão à pronúncia carioca). Outras expressões: Bora {ação – objeto}. Gratidão (ao invés de Obrigada).

PErsona

Estes são alguns exemplos de perfis fictícios que poderiam ser alunas de Zoe e suas seguidoras nas redes sociais:

Ana tem 41 anos, é casada há 12 e suspeita que o marido tenha outra mulher, mas procura fazer com que isso não interfira nos estudos ou na rotina das crianças, de 6 e 9 anos. Trabalha como assessora de imprensa, mas está cansada do chefe abusivo. Procura lidar com mais leveza com a jornada dupla de trabalho. Cobra dos irmãos mais presença nos cuidados da mãe com Alzheimer. Não se dá bem com o pai, que sempre foi muito severo.

 

Lúcia tem 58 anos e é de família de fazendeiros. Estudou na escola de elite de Goiânia, onde sempre morou, mas na pandemia se mudou para a linda fazenda no interior, onde passava as férias de infância. Se casou cedo e dedicou a vida ao marido e os filhos. Vive cercada de empregados leais e na companhia dos cachorros e cavalos. Faz de tudo para os filhos e netos virem visitar mais, mas eles parecem sempre ocupados. Sente que sua vida é meio vazia.

Maria tem 53 anos e trabalha como coordenadora de vendas numa rede de insumos hospitalares em Sorocaba. Está recém-separada e tem uma filha que foi estudar em outra cidade e um filho adolescente que fica pouco em casa e quase não conversam. Todas as manhãs passeia com o cachorro na praça do condomínio onde mora. Não sai muito. À noite, assiste ao noticiário e séries. Uma ou duas vezes por ano, vai a São Paulo com a irmã e as primas, conhecer os novos restaurantes e assistir peças de teatro.

 

Joana é uma carioca bonita de 47 anos que tem um filho adolescente com quem tem muitos desentendimentos. Está brigando há anos na justiça com o pai do menino por uma ajuda financeira justa. Já teve parceiros homens e mulheres, mas atualmente prefere estar sozinha.

Trabalha como produtora de audiovisual e vai a muitas festas alternativas, exposições de arte e viagens a Paraty com turmas de amigos, mas não tem uma relação muito profunda com eles.

Nas redes sociais, o alcance de Zoe é mais diversificado do que o público que efetivamente compra seus produtos. Queremos converter um público mais jovem e de poder aquisitivo maior.

Atual:

  • Mulheres

  • 45 a 60 anos

  • Classe média

  • Todo o Brasil (Mais Sudeste. Mais cidades pequenas. Um pouco de Portugal)

  • Profissionais de áreas diversas

PRETENDIDO:

  • Mulheres

  • 30 a 70 anos

  • Classe média / Média-alta

  • Todo o Brasil (Todas as regiões. Mais cidades grandes)

  • Profissionais de áreas diversas

Persona

O mercado, o nicho e a concorrência

Muitas pessoas falam sobre Comunicação Não Violenta no Brasil e no mundo.

Zoe se posiciona como a maior expert em Comunicação Autêntica, uma dissidência que tem seu recorte único, resultado da soma de várias linhas de treinamento.

Alguns outros players locais e globais de nichos adjacentes para mantermos no radar:

 

Andrew Huberman
Brené Brown
Carolina Nalon
Marshall Rosenberg
MURILO GUN
PEDRO CONSORTE
Tony Robbins
Jay Shetty

Tambourine Playing

AO SOM de zoe

Um fato curioso sobre Zoe Dorey é que, antes de se tornar porta-voz da Comunicação Autêntica, Zoe teve uma consistente carreira musical no Brasil e Portugal.

São músicas autorais, num estilo predominantemente chill, relaxed, jazz contemporâneo brasileiro, em arranjos suaves e harmônicos, interpretados pela própria Zoe.

Aqui você pode ouvir algumas das suas composições, que podem servir de inspiração.

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Contato

Algo Mais?

Esta página deve reunir tudo o que precisamos para nos comunicar com consistência, transmitindo a cultura Zoe em todos os nossos pontos de contato com o público: arquivos, informações técnicas e orientações conceituais.

Caso haja alguma dúvida, ou caso você não encontre aqui o que precisa, não hesite em entrar em contato. Teremos prazer em atender à sua solicitação.




 

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